Do Zero ao Tetris™

Como criar 4 jogos clássicos com
Java
para Android
A maior dificuldade que tenho ao criar os jogos é escolher em qual engine desenvolver, fico um bom tempo pensando como o jogo ficaria em tal engine e como começa-los.

Você entrou na faculdade de ciência da computação, sistemas de informação, engenharia de computação, aprendeu tudo que você queria e não queria sobre Java, UML, cálculo, engenharia de software... mas no fundo, no fundo, você sempre quis fazer jogos?

Ao se deparar com as ferramentas de hoje você se sente perdido? Com muitas opções? Não sabe se investe o seu tempo em C++? UE4? Unity? São tantas escolhas a serem feitas que muitas vezes acabamos não fazendo nenhuma.

É possível começar a programar jogos para Android usando ferramentas simples que vão fundamentar o seu conhecimento como desenvolvedor de games.

Eu lhes sugiro e apresento Libgdx. Uma ferramenta de alto nível, mas nem tão alto assim, onde você vai poder usar tudo que você já aprendeu sobre programação até agora, desde a tríade clássica js+php+sql, passando por Java e whatnot.

Onde está a minha main() ?
Qualquer aluno de computação quando se depara com os frameworks e engines atuais de desenvolvimento de jogos

Neste livro, particularmente voltado para quem tem conhecimentos básicos sobre programação mas se sentiu assustado com as inúmeras opções e, inclusive, barreiras da complexidade inerente do desenvolvimento de jogos, um caminho claro e com várias oportunidades de aprofundamento apresentadas.

Clone de Space Invaders™
Fomos Invadidos, Clone de Space Invaders™
Um clássico que você irá programar

Conceitos Ensinados no Livro

  1. O Game Loop
  2. Estrutura do Framework Libgdx
  3. Uso de Spritesheets
  4. Interpretação de comandos do usuário
  5. Colisão Básica
  6. Como reproduzir Som/Sfx e músicas
  7. Uma introdução à máquinas de estados
  8. GUI
  9. Object Pool
  10. Detecção de fim de jogo e recomeçar nível
  11. Dimensionamento de telas (viewports)
  12. Simulação de cinemática básica
  13. Implementação de regras de puzzle
  14. Persistência para criação de highscore boards
  15. Exportar para o Android

Primeiro passos por exemplos.

Todo conceito passado no livro é acompanhado de um exemplo real. Não queremos que você ache que estamos lhe enrolando. Uma recomendação é que você vá além do exemplo e implemente suas próprias ideias com os conceitos que você for aprendendo durante a leitura do livro, isto que será bacana.

Gameplay de Snake™
Snake™
Mais um clássico que você irá programar

Arte incluída para você focar somente na programação.

Nosso artista, Pedro Martins, criou todos os assets dos jogos que você irá criar, assim você vai poder focar somente nas mecânicas, códigos, lógica de programação e uso do framework.

Toda arte usada nos exemplos será livre de royalties e facilmente obtida no momento em que você adquirir o livro.

A estrela do Show

Aqui você vai ver interação com touch, lógica de jogo aprofundada, menu inicial, como ligar e desligar sfx e música e muito mais coisas!

Quatris™
Quatris
O mais complexo dos jogos ensinados, clone de um certo jogo puzzle bem famoso.

O livro é assim:

  • 1. Prefácio
  • 1.1 Por que este livro existe?
  • 1.2 Devo ler este livro?
  • 1.3 O que vou aprender neste livro?
  • 1.4 Usando Libgdx em um mundo pós Unity
  • 1.5 Mas Java? E a performance?
  • 1.6 Formato e didática utilizada
  • 1.7 Como vencer o medo
  • 1.8 Convenções de formatação
  • 1.9 Convenções de programação
  • 2. Insumos
  • 2.1 Insumos de Programação
  • 2.2 Insumos Visuais
  • 2.3 Insumos Auditivos
  • 2.4 Insumos Espirituais
  • 3. Fomos Invadidos
  • 3.1 Arquitetura comum de um jogo
  • 3.2 Event Loop
  • 3.3 Game Loop
  • 3.4 O que é a libGDX
  • 3.5 Estrutura do Framework libGDX
  • 3.5 Como organizar seu projeto
  • 3.7 O ponto de entrada para o seu jogo
  • 3.8 Uma imagem na tela
  • 3.9 Reagindo ao jogador
  • 3.10 Consertando um erro gravíssimo
  • 3.11 Limitando a zona de movimentação do jogador
  • 3.12 Uma ajudinha de Sr. Isaac Newton
  • 3.13 Parem esta nave!
  • 3.14 Atirando projéteis
  • 3.15 O nascimento de um inimigo
  • 3.16 Colisão 1
  • 3.17 A morte de um inimigo
  • 3.18 Próximos Passos
  • 4. Pong
  • 4.1 Pintando a quadra
  • 4.2 A vinda dos tenistas
  • 4.3 Os jogadores correm pela quadra
  • 4.4 Todo jogo começa com uma bolinha ao centro
  • 4.5 Quica, a bolinha que quica
  • 4.6 Chegou a hora da colisão
  • 4.7 No desktop... Agora o Android.
  • 5. Cobrinha
  • 5.1 Um réptil e sua maçã
  • 5.2 Um corpo ligado a uma cabeça
  • 5.3 A natureza imperfeita
  • 5.4 Pra jogar este jogo tem que ter habilidade
  • 6. Fomos Invadidos, de fato
  • 6.1 Pensando nos tamanhos de tela
  • 6.2 Linhas de frente
  • 6.3 Novo padrão dos inimigos e as FSMs
  • 6.4 Pausa técnica, object pooling
  • 6.5 Criando fases
  • 6.6 Um bug de colisão e como identificá-lo
  • 6.7 De volta às fases
  • 6.8 O Ataque dos Inimigos e a Invasão
  • 6.9 O choque eletrificado. Animando um sprite
  • 6.10 Nossa nave pode ser destruída
  • 6.11 Adaptando ao input do Android
  • 7. Quatris
  • 7.1 Cenas
  • 7.2 Menu Inicial
  • 7.3 Interpolações
  • 7.4 Desenhando as peças de fundo
  • 7.5 A moldura do tabuleiro e o 9-patches
  • 7.6 Mapeando os blocos e a fábrica de peças
  • 7.7 O tabuleiro e a sua primeira peça
  • 7.8 Interpretando as ações do jogador
  • 7.9 Sorteando as peças e as exibindo
  • 7.10 Como saber se 1+ linha(s) foram preenchidas
  • 7.11 O inesperado desafio da resolução do tabuleiro
  • 7.12 Fim de Jogo
  • 7.13 Pontuando e armazenando esta pontuação
  • 7.14 Aglutinando a HUD
  • 7.15 Jogando com o touch
  • 7.16 Um quadro de Highscore
  • 7.17 Hora do pause
  • 7.18 Música e SFX
  • 7.19 Conclusões e direção de aprimoramentos
  • 8. A publicação na PlayStore
  • 8.1 Quanto custa publicar na PlayStore?
  • 8.2 Versionando o seu jogo
  • 8.3 Assinando o apk
  • 8.4 Mantendo sua chave privada segura.
  • 8.5 Assets de marketing que você precisa produzir
  • 8.6 Criando a sua conta e publicando
  • 8.7 The End

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O serviço que está sendo usado para vender o livro é gringo, por isso você será cobrado em dólar, mas o valor em reais é fixo, R$40,00.

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