Eu gostaria de uns pixels na minha arte, por favor.

9 itens indispensáveis em programas de pixel art


Pedro Perim ·

Quando queremos começar a fazer nossos assets, nos deparamos com uma grande quantidade programas, aqui vou apresentar ferramentas importantes para quem quer fazer pixel art.

9 - Ferramentas de desenho

Quando falamos em pixel art, sem dúvida as ferramentas mais usadas vão ser o "lápis e a borracha" pois devemos trabalhar com detalhe cada pixel, mas ter um bom kit de ferramentas facilita muito o processo, algumas ferramentas são indispensáveis como por exemplo as ferramentas de seleção, pincéis e conta gotas.

8 - Layers e Máscaras

Quem nunca teve problemas em alterar uma arte e ter que refazer algumas partes que já estavam prontas? Trabalhar com layers e mascaras é uma forma de trabalhar não destrutiva, ou seja, você mantem cada passo feito no desenho intacto, caso precise alterar a sombra de um personagem por exemplo, você não vai precisar redesenhar o corpo.

Com layers podemos separar cada elemento do desenho, por exemplo, cabeça, corpo, mão, sombra, brilhos, olhos, etc. Isso ajuda a modificar cada parte individualmente.

Com mascaras, podemos concertar nossos desenhos sem perder o que foi feito antes e criar efeitos visuais.

7 - Painel de Cores

Imagine fazer um desenho e ter que ir pegar um lapís de cor no armário toda vez que quiser uma cor diferente, ter uma roda de cores, uma paleta de cores na interface é indispensável, poder planejar e organizar as cores que vai usar em um personagem ou objeto também é necessário, trabalhar sem essas ferramentas na interface é bem improdutivo e cansativo.

6 - Visualizador de Animação

Ter que abrir um motor de jogo sempre que quiser testar uma animação é bem chato, e quando falamos de pixel art para jogos, precisamos ter ferramentas para criar e testar nossas animações o tempo todo, recursos como controle de frames por segundo, organização da posição dos frames e onion skining são indispensáveis para se ter uma boa animação.

5 - Onion Skinning

Depois que desenhamos a primeira pose (frame) de uma animação, precisamos ter uma visualização dessa primeira pose enquanto fazemos a segunda, Onion Skinning é uma ferramenta que permite que você possa ver a pose (frame) anterior e/ou posterior da animação.

4 - Exportação Flexível

Fazer todo o trabalho e depois descobrir que o programa não exporta para o formato de imagem que você precisa é muito ruim, pois você terá que enviar para outro programa e muitas vezes perder qualidade no desenho, e também os qualidades mais usadas são .

3 - Grades

Ter que desenhar grades para montar seu spritesheet é extremamente cansativo e improdutivo, ter ferramentas que façam isso pra você de forma dinâmica e rápida é totalmente indispensável.

2 - Atalhos de Teclado

Os atalhos ajudam na produtividade, alternar entre lápis e borracha apertando apenas apertando teclas no teclado ou poder pegar uma cor que está no desenho clicando com alguma tecla tornam o trabalho mais agrádavel e rápido.

1 - Controle de Cores (tinting)

Depois que fizemos so nossos monstros por exemplo, podemos precisar aumentar a quantidade de monstros diferentes para poder escalar mais o jogo, vamos dizer que criamos um lobo, e queremos ter um lobo marrom, um cinza e um azul, com ferramentas de controle cores, fica rápido e prático fazer essas alterações e até mesmo para poder fazer ajustes de cores.

Bônus: Seamless Tiles

Essa uma ferramenta específica, caso pense em trabalhar com cenários usando tilesets, é importante uma ferramenta com esse recurso, ele permite que você crie com facilidade tiles que se encaixam sem apresentar linhas que dividem os tiles.


Não é necessário ter tudo em um programa só, você pode trabalhar com dois ou mais para a produção dos seus assets. Espero ter ajudado na pesquisa, no próximo artigo, listarei alguns programas gratuitos de alta qualidade e avaliarei seus pros e cons.

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